40 mil mortes poderiam ser evitadas no trânsito da América Latina

Um novo relatório encomendado pela Global NCAP e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revela que 40.000 vidas poderiam ser salvas e 400.000 acidentes graves evitados até 2030, se a regulamentação de segurança dos veículos proposta pela ONU fosse aplicada por quatro países-chave da América Latina. A avaliação econômica sugere que estas reduções de acidentes[…]

CAMINHÕES: 4% DA FROTA; 51% DOS ACIDENTES EM ESTRADAS

Como abordei na semana passada, hoje darei continuidade a um tema muito importante, que é vinculado ao alto grau de uso de drogas psicoativas por motoristas de caminhão, no Brasil. Nesta última 5ª feira, dia 20/10, um grupo restrito a não mais de 100 pessoas (com jornalistas de vários veículos, incluindo o apoio d’O InfoGlobo),[…]

Os programas de pesquisas do Instituto FIA

Dia desses, em um evento aqui no Brasil, algumas pessoas me perguntaram sobre um possível paradoxo de a FIA promover competições com potencial risco de acidentes para, simultaneamente, estruturar seus clubes a trabalharem na temática da mobilidade e da segurança viária. Achei que valia a pena trazer o assunto aos leitores deste espaço. Nas pistas[…]

Conduzir à noite requer atenção e foco!

Geralmente os acidentes rodoviários mais graves ocorrem à noite e,normalmente, deles resultam vitimas mortais. A vítima mais frequente é o próprio condutor, pois os choques são fortes e implicam,  muitas vezes, na perda total dos veículos e de eventuais cargas. Além da necessária visibilidade proporcionada pelo sistema de iluminação do veículo, convém saber que há[…]

O motociclista sempre deve estar preparado para o inesperado!

A estrada expõe o motociclista a vários riscos. Um deles é a queda por conta de objetos e cargas que caem de outros veículos. E, infelizmente, não há nada que o motociclista possa fazer numa situação como essa. Sua única chance é estar atento e manter uma distância segura de veículos “suspeitos”, aqueles trafegam com[…]