Fiat participa de pesquisa para aplicações inovadoras com alumínio

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) se une à a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) na busca de soluções para o aumento do uso do alumínio em aplicações automotivas. A FCA é a única montadora no projeto, que envolve parceria com outras 13 empresas produtoras e usuárias de alumínio, sob coordenação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O Termo de Parceria e Adesão foi assinado nesta terça-feira (1º) no Centro Cultural do Alumínio (CCAL), em São Paulo.

Com abrangência inédita e execução em 18 meses, a cooperação tem como objetivo desenvolver sistema para estudo comparativo de juntas de alumínio em estrutura de veículos automotivos, incluindo simulação computacional para análise de propriedades. “A proposta de reunir empresas para o desenvolvimento de projetos que atendam demandas comuns de mais de um setor é muito importante para o incentivo à inovação no país”, afirmou o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães.

“O alumínio tem importantes vantagens, como resistência e baixo peso”, ressaltou o diretor de Segurança Veicular e Conformidade Regulatória da FCA para a América Latina, João Irineu Medeiros. “A participação da FCA é estratégica para mapeamento de oportunidades de aplicação das juntas de alumínio na carroceria, juntamente com o nosso parque de fornecedores, principalmente levando-se em consideração os desafios apresentados pelo Programa Rota 2030 nas áreas de eficiência energética e segurança veicular”, completou.

Para o presidente executivo da ABAL, Milton Rego, investir em inovação e tecnologia é imperativo para as empresas manterem-se competitivas. “Tenho certeza de que será um exemplo e um marco para a indústria nacional, além, é claro, de contribuir com soluções que são prioridade para o nosso segmento”, concluiu.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *