7 dicas de segurança no trânsito: aprenda aqui e evite problemas

Atenção, cuidado e prudência são pontos indispensáveis para garantir a segurança no trânsito e evitar acidentes. Apesar disso, ainda existem motoristas que cultivam maus hábitos que podem acabar colocando em risco também outros motoristas e passageiros próximos.

Pensando nisso, vamos listar 7 dicas de segurança que devem ser adotadas no dia a dia, além de serem sempre reforçadas dentro da empresa. Continue com a leitura e saiba quais são elas agora mesmo!

1. Sempre use o cinto de segurança

O cinto de segurança é um dispositivo de proteção para os ocupantes de um veículo e é de uso obrigatório. O principal objetivo é evitar consequências mais sérias no caso de haver uma batida, por exemplo.

Colocá-lo deve ser uma das primeiras coisas a fazer antes de começar a dirigir — apesar do fato de alguns motoristas ignorarem a regra. Além do risco de trafegar sem o cinto, vale lembrar que pode haver a aplicação de multa, visto que se trata de uma infração.

2. Esteja atento à sinalização

A sinalização de trânsito serve para informar e orientar os motoristas sobre as vias. Obedecê-la é fundamental para evitar acidentes, principalmente quando se está em uma cidade desconhecida.

3. Mantenha o veículo em bom estado

Colocar a manutenção em diacalibrar os pneus de maneira correta e fazer a troca de óleoperiodicamente são algumas medidas que devem ser praticadas pelos motoristas. Isso ajuda a garantir a segurança no trânsito à medida que evita problemas como falhas mecânicas — que podem causar acidentes sérios.

4. Tenha cuidado com pedestres, ciclistas e motoqueiros

A ordem correta é a de que os veículos maiores são responsáveis pela segurança dos menores e todos cuidam dos pedestres. Portanto, além de estar atento à condução, o motorista também deve prestar atenção constantemente aos motoqueiros ciclistas e pedestres, visto que eles podem surgir a qualquer momento e causar um acidente.

Nesses casos, o cuidado deve ser redobrado em cruzamentos, mesmo que a passagem seja liberada para o condutor.

5. Respeite os limites de velocidade

As diferentes vias possuem limites de velocidade distintos, mas eles são determinados pensando no tamanho, tráfego, fluxo de pessoas e outras variáveis. Eles servem para garantir uma condução segura e que o veículo tenha condições de frear e parar totalmente antes de causar um acidente mais grave.

Isso é ainda mais importante em áreas onde há escolas, já que as crianças podem aparecer a qualquer momento.

6. Sinalize antes de realizar uma ação

É muito comum encontrar casos em que o motorista vai realizar uma conversão, mas não dá seta antes de virar, por exemplo. Esse tipo de situação aumenta os riscos de haver uma batida ou mesmo um acidente mais grave — como quando se trata de mudar de faixa em uma estrada.

Portanto, sinalizar as ações antecipadamente também é uma medida de segurança no trânsito.

7. Tome cuidado nos cruzamentos

Esse cuidado vale tanto para caso de pedestres, ciclistas e motoqueiros — como citado anteriormente — quanto para evitar casos de furtos ou roubos. Portanto, ao chegar em um cruzamento, evite parar em cima da faixa de pedestres, mas também procure manter os vidros fechados e ficar sempre atento ao que acontece em volta (principalmente em locais mais perigosos).

Garantir a segurança no trânsito faz parte da segurança no trabalho para os motoristas. Portanto, sempre vale a pena realizar treinamentos e reciclagens periodicamente, alertando os motoristas sobre a importância de manter uma direção segura.

O que achou do artigo de hoje? Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais e deixe que mais pessoas conheçam essas dicas!

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *