4 “dores de cabeça” com o carro que podem ser facilmente evitadas

Ao adquirir um veículo, o motorista sabe que, a partir daquele momento, deverá prestar atenção em todos os detalhes mecânicos para evitar passar por uma situação de sufoco, o famoso “perrengue”.

Para ajudar nessa tarefa, Ricardo Sardagna, Superintendente da Allianz Automotive Região Américas, preparou uma lista de alguns problemas que podem ser facilmente resolvidos ou evitados, confira:

Problemas com suspensão e embreagem
Os carros usados podem apresentar algumas irregularidades devido ao tempo de fabricação e à consequente maior quilometragem. “A suspensão é uma delas, gerando ruídos e desconforto aos passageiros principalmente quando o motorista trafega em locais esburacados ou estradas de terra. Além disso, desgastes na embreagem também podem ocorrer, podendo causar quebra e imobilizar o veículo. Para manter a segurança e não ter surpresas, o proprietário do veículo deve realizar revisões recorrentes”, destaca.

Motor
Outro item que pode apresentar defeito de forma comum é o sistema de alimentação do motor, como por exemplo, o uso do combustível. Sardagna alerta: ”muitas vezes a falha está relacionada à qualidade do combustível utilizado ou ao filtro de combustível fora da validade. Ainda no motor, o superaquecimento pode trazer graves consequências causadas por falhas no sistema de refrigeração por isso, sempre preste atenção no nível do líquido de arrefecimento, a famosa água do motor, e no indicador de alta temperatura no painel do carro”.

Interior
A parte interna, independentemente da quilometragem, requer alguns cuidados específicos para evitar rachaduras e mau cheiro. “A exposição ao sol durante muito tempo e a infiltração de água e líquidos é o que normalmente causa danos ao painel, banco e tapeçaria dos veículos. Para evitar esse problema, o proprietário pode optar por colocar uma proteção no painel e é possível encontrar esse item a partir de R$ 20,00 em lojas especializadas. Além do sol, manter o carro fechado por muito tempo pode causar incômodos como bolor e mau cheiro. Nesse caso, vale deixar uma frestinha da janela aberta, se estiver estacionado em local adequado”.

Na hora da compra
Na hora de adquirir um novo automóvel, Sardagna ressalta que, se possível, convidar alguém com mais conhecimento e confiança, como um mecânico, pode ajudar muito na avaliação. “Um especialista tem a capacidade de avaliar o carro usado e apontar possíveis defeitos que podem aparecer. Essa atitude vai ajudar o comprador a evitar gastos com manutenção logo após a aquisição do carro”, aponta.

Sardagna completa que o melhor a fazer é sempre manter o carro em sua plena funcionalidade.” É possível evitar quase todos os defeitos adotando boas práticas de uso, que começa na realização da manutenção mínima exigida pelo fabricante e nos cuidados diários com o veículo. Prevenir é sempre melhor que remediar”, finaliza.

Sobre a Allianz Automotive
Allianz Automotive possui um portfólio de seguros e serviços de mobilidade para montadoras e fornecedores. Estruturada para agregar valor e benefícios para nossos parceiros de negócios, entrega produtos customizados e soluções para seguros automotivos, garantia, assistência e produtos auxiliares. Atua com mais de 40 marcas de carros em mais de 30 países, oferecendo soluções que podem ser atreladas no ecossistema dos clientes. Nossos especialistas em inovação vão além do seguro e dão ênfase nas tendências de mobilidade tecnológica para antecipar e responder às constantes mudanças nas necessidades e comportamentos dos consumidores. Allianz Automotive é uma das marcas comerciais da Allianz Partners.

 

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *