Pneu com eficiência energética é a nova tendência

O pneu tem passado por transformações e inovações ao longo dos anos, pois além de trazer segurança aos ocupantes de um veículo, também tem impactos no consumo de combustível e na preservação do meio ambiente. No Brasil, já há fabricantes oferecendo o novo produto e carros que saem de fábrica equipados.

A indústria automotiva quer atender as exigências do Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo (CONPET), que busca reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover a eficiência energética em diferentes setores. Nesse sentido, além do empenho relacionado à eficiência dos motores, o pneu passa a receber mais atenção já que, efetivamente, pode influenciar os níveis de consumo de energia.

A eficiência energética para os pneus é medida a partir de sua menor resistência ao rolamento, ou seja, pneus eficientes exigem menos força do automóvel gerando menor consumo e redução na emissão de poluentes. Nomeado por alguns de pneu verde, ele tem atributos diferenciados para superfícies secas e molhadas, melhor absorção de impacto e menor desgaste provocado por solos irregulares.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *