FIA vai promover campeonato de carros elétricos em 2019

O Conselho Mundial do Automobilismo anunciou, em Genebra, que a FIA – Federação Internacional do Automóvel promoverá a Fórmula E (campeonato de carros elétricos), em 2019. A FIA apresentou o novo modelo dos carros, o qual vai ter um único fornecedor de chassis, sendo que os motores e os pneus ainda serão selecionados pela comissão da FIA, em colaboração com os promotores da Fórmula 1.

Isso trará benefícios tanto para os competidores quanto para os torcedores, que terão experiência bem próxima da Fórmula 1, envolvendo jovens pilotos que trabalham em outras categorias, desde o karting até as competições mais disputadas da FIA. O planejamento da nova competição projeta de três e dez eventos, sendo duas corridas por evento.

O novo carro elétrico apresentado pela FIA integrará o mais recente sistema de tecnologia de segurança, tornando-se padrão de referência da categoria Fórmula 3. Ele terá maior resistência do chassi e do cockpit, com maior altura e mesmo padrão dos carros de Fórmula 1. Outro aspecto importante estará no controle de custos, pois além do uso de componentes comuns, haverá testes limitados e regulamentados, bem como a limitação no uso de eletrônicos e sensores.

Por fim, o chassi e os regulamentos de segurança para os campeonatos regionais certificados pela FIA serão basicamente os mesmos, garantindo que os jovens e talentosos pilotos tenham o melhor ambiente para desenvolver suas habilidades, antes de avançar para a competição internacional.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *