Qual o limite máximo do insulfilm no carro?

O insulfilm é uma de controle de luminosidade de raios solares, feita de poliéster e coberta com uma fina camada de metal. Por serem extremamente finas, o olho humano não consegue percebê-la, mas é ela quem dá a transparência ao material quando aplicado em vidros.

Mesmo tendo um papel importante de proteção para os olhos dos ocupantes do veículo, a maioria dos motoristas utilizam o acessório para fins estéticos, pois é quase um consenso de que carro com insulfilm é mais bonito. Porém, essa beleza tem um limite determinado por lei e não é o motorista quem decide por completo a porcentagem de escurecimento do vidro.

Então, sabia o que o Contran – Conselho Nacional de Trânsito determina na Resolução 254:

Para-brisa

Para a segurança do motorista, o escurecimento máximo permitido é de 25%. A determinação garante que o motorista tenha uma visão completa e limpa da pista. Além disso, um escurecimento maior dificulta a visibilidade dos agentes de segurança.

Passar dos 25% de escurecimento é infração grave e compromete a visibilidade da pista à noite.

Vidros dianteiros

O limite de escurecimento máximo é de 30%, que é suficiente para proteger motorista e passageiro dos raios solares. Uma porcentagem maior que essa compromete a visibilidade do motorista principalmente à noite e nos cruzamentos.

Vidros traseiros

Nos vidros traseiros, o escurecimento pode ser de até 72% e os vidros devem estar sempre limpos para não comprometer a visibilidade.

O veículo identificado com escurecimento acima do permitido, será retido e liberado quando a película for retirada. Caso o motorista não consiga remover na hora do flagra, ele terá até 5 dias para regularizar a situação. Além disso, o motorista receberá multa por infração grave, no valor de R$ 195,23 e perda de 5 pontos na CNH.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *