Dicas para a vistoria do GNV

Vistoria GNVO GNV é um dos principais motivos para a reprovação de um veículo na hora da inspeção veicular, que deve ser feita anualmente. É importante saber, que a inspeção não se limita ao kit GNV, mas também a todos os equipamentos obrigatórios do veículo, sinalização, iluminação, freios, direção, eixos e suspensão, pneus e rodas, sistemas e componentes complementares.

Para a inspeção, o veículo com GNV deve ser apresentado com o cilindro e tanque (gasolina ou álcool) cheios, para facilitar a verificação de possíveis vazamentos. Também é importante ter verificado, no ato da instalação, se tanto o cilindro quanto a empresa que instala o equipamento são certificados pelo INMETRO. Outro detalhe que é verificado na inspeção é o período de reteste do cilindro, que deve acontecer a cada 5 anos.

Além disso, o carro precisa ter um ponto de aterramento e um adesivo, na parte inferior do capô, sinalizando que ele é equipado com GNV. No cilindro é preciso, além do selo do INMETRO, adesivos com instrução de uso e a marca do produto. Já na ponta, onde contém do duto, é necessário que se tenha uma bolsa de proteção contra vazamentos, que se estiver danificada, precisa ser substituída antes da inspeção para evitar a reprovação.

Uma inspeção do Kit GNV pode evitar acidentes graves com o veículo e seus ocupantes, além de garantir a qualidade dos equipamentos. Procure sempre cumprir as normas estabelecidas pelos controladores de qualidade e desconfie sempre de empresas que oferecem facilidades na aprovação do veículo. Ao escolher a empresa que fará a vistoria, exija a certidão jurídica do CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e do INMETRO.

Para a inspeção de veículos com GNV são necessários os documentos:

  • Documentação do veículo;
  • Carteira Nacional de Habilitação do condutor;
  • Autorização do DETRAN;
  • Nota Fiscal do Kit GNV;
  • Nota Fiscal da mão-de-obra de instalação;
  • Certificado de conformidade do Cilindro;
  • Atestado de Qualidade do Instalador Registrado.
FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *