Revisão do carro: o que devo verificar antes de uma viagem?

Revisão

Quando sobra um tempinho para curtir a estrada, muita gente deixa os aeroportos e rodoviárias de lado para colocar o veículo para rodar. E, de fato, pode ser um passeio muito legal! O único detalhe é que é preciso se precaver, cuidando da revisão do carro antes de viajar.

O número de acidentes em rodovias, causados por falhas mecânicas, chega a ser assustador. Freios e pneus desgastados, carros desalinhados e luzes queimadas são alguns dos itens que podem colocar a sua segurança em risco, além de gerar multas pesadas que acabarão com o seu planejamento financeiro.

Por isso, confira esta lista de 7 itens para fazer a revisão do carro antes de viajar. Mas, se mesmo assim seu carro apresentar uma pane na estrada, conte com nossos serviços de Socorro Auto 24h, ligando para 0800 721 6101.

1. Óleo e filtro

O óleo e o filtro de óleo normalmente são trocados a cada 5 mil quilômetros ou 6 meses, o que vier primeiro, mas isso pode variar de acordo com o modelo do veículo.

Se a troca não for feita, o lubrificante começa a perder a eficiência, podendo danificar gravemente o motor e gerar, inclusive, o aumento do consumo de combustível. E ficar parado no meio da estrada com certeza não é algo agradável, não é mesmo?

Por isso, verifique a quilometragem do seu carro e compare com a distância que será percorrida. Se concluir que o prazo máximo será ultrapassado durante a viagem, não arrisque! Faça a troca do óleo e do filtro antes de colocar o pé na estrada.

Se tiver dúvidas sobre qual óleo é a melhor opção para o seu carro, ou até mesmo qual o prazo indicado para a troca, basta consultar o manual do proprietário.

2. Alinhamento e balanceamento

O alinhamento ajusta os ângulos das rodas para proporcionar mais estabilidade ao veículo, além de evitar o desgaste irregular dos pneus.

Já o balanceamento ajusta o equilíbrio entre as rodas e os pneus também para evitar o desgaste dos pneus.

A recomendação é alinhar e balancear o carro a cada 10 mil km. Mas isso passa a ser fundamental antes de fazer qualquer viagem.

Os efeitos do desalinhamento e desbalanceamento são sentidos com mais força em velocidades mais altas e isso pode levar a uma perda de controle do carro.

O ideal é realizar o serviço antes e, se for o caso, depois da viagem. Algumas estradas possuem um asfalto de péssima qualidade e podem prejudicar todo o serviço que foi feito anteriormente.

3. Amortecedores

Os amortecedores são responsáveis por absorver os impactos e as irregularidades do asfalto. Por isso, são considerados umas das peças mais importantes do carro. Se estiverem desgastados, o carro pode perder estabilidade e você acabar tendo problemas ao fazer curvas durante a viagem.

Faça um teste antes de viajar: com as mãos apoiadas no capô, empurre o carro para baixo. Depois solte e veja o comportamento dele. Se o veículo ficar balançando muito tempo, é sinal de que os amortecedores não estão em bom estado.

O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros, mas como podem oferecer sérios riscos na estrada se estiverem em péssimo estado, é recomendado dar uma olhada antes de viajar.

4. Luzes e lanternas

Em estradas com sinalização indicativa, é obrigatório acender os faróis, mesmo de dia. Então, você mesmo pode revisar todo o sistema antes de sair. Faça o seguinte: pare o carro em frente a uma parede e vá testando cada luz. Teste a luz do farol, das setas e peça ajuda para alguém conferir a luz de freio e ré.

A revisão nas lâmpadas dura menos de 10 minutos e te ajuda a ter mais segurança e evitar multas.

5. Limpadores de para-brisas

Muita gente só se lembra deles quando cai uma chuva forte. Então, previna-se e substitua as palhetas dos limpadores de para-brisas antes de viajar. Lembre-se, também, de completar o reservatório destinado à limpeza do vidro dianteiro.

Se quiser garantir boa visibilidade, aplique um produto antiembaçante nos vidros e despeje o restante do conteúdo da embalagem no reservatório, junto com a água.

O ideal é trocar a palheta do limpador pelo menos uma vez por ano, de acordo com especialistas, já que agentes como a própria temperatura, o sol e sujeira podem gerar um ressecamento da borracha.

6. Bateria

Para não ficar parado antes mesmo de sair de casa ou após uma pausa no meio do trajeto, certifique-se de que a bateria está em boas condições e carregada. Se houver corrosão, por exemplo, é bom que se faça uma limpeza, o que auxilia no fluxo de eletricidade.

Rádio, alarme e componentes eletrônicos consomem bateria mesmo com o carro desligado. Então, antes de viajar, e a cada 6 meses, verifique a bateria (incluindo os terminais).

7. Radiador

Cheque o nível da água no radiador — mas o carro não pode ter sido desligado há pouco tempo, sob risco da tampa do reservatório ainda estar quente e causar algum acidente.

A principal função do radiador é manter o motor frio, por isso, se não houver água o suficiente, complete com o aditivo certo para o seu tipo de veículo. Se o nível estiver baixando com frequência, confira também se está ocorrendo algum tipo de vazamento.

Com essas dicas, você já garante a revisão do carro antes de viajar! Não se esqueça também de contar com alguns itens como estepe, extintor, macaco, triângulo e demais ferramentas úteis.

Fonte: Barba, batom e rodas

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *