Você sabe ler os códigos impressos no seu pneu?

Você já reparou na quantidade de números e códigos impressos nos pneus de seu carro? Você sabe o que cada um deles significa e quais são as informações que eles trazem? Chegou a hora de conhecer e compreender todas aquelas letras e números que explicam tudo o que você precisa saber sobre as características de um dos itens mais importantes do seu carro.

Medidas

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As medidas de um pneu são definidas em aro, largura e tamanho da parede do pneu (conhecido como perfil). Por exemplo, o pneu 175/70R13 tem:

175 mm de largura;
70 de perfil (altura), o que significa que sua parede tem 70% da medida da largura, ou seja, 122,5 mm de altura;
13 polegadas de diâmetro. É um pneu aro 13.

A letra R na descrição significa que este modelo de pneu é radial. Isso significa que as lonas de sua carcaça estão dispostas perpendicularmente em direção ao centro do pneu.

Existem também as medidas com “X”, que são expressas em polegadas. Caso a inscrição seja 31X10.5R15, então teremos 31 de diâmetro total do pneu; 10,5 de largura e R15 é o diâmetro da roda.

P, LT, ST e T? O que isso significa?

Essas letras também fazem parte das informações sobre a medida do pneu e correspondem ao código internacional de classificação. Por isso, essa classificação é opcional, e pode ser que nem todos os pneus tenham as letras estampadas nele.

P (Passenger Car) = para carro de passeio
LT (Light Truck) = para caminhonetes
ST (Special Trailer) = para trailers especiais (mais comum em outros países)
T (Temporary) = pneu de emergência, o conhecido estepe.

Treadwear

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Treadwear é um índice que classifica o nível de resistência de um pneu, avaliando seu desgaste natural. É muito difícil definir quanto exatamente um pneu pode durar sem levar em conta diversos fatores externos como calibragem, balanceamento, condições das pistas, dirigibilidade e temperatura. Mas, de um modo geral, o índice define a resistência dos pneus por meio de testes laboratoriais. Quanto maior o Treadwear, maior é sua durabilidade. O índice varia de 60 a 680, com valor de referência em 100.

Traction

Traction é o índice que determina a aderência do pneu em pista molhada. Após testes realizados em pistas molhadas, o pneu recebe uma “nota” que varia entre AA, A, B e C, sendo AA o mais alto nível de aderência, até C, que é o índice mais baixo – e o mínimo aceitável para que um pneu possa chegar às lojas.

Temperature

Do mesmo modo que o pneu passa por testes de aderência, sua resistência ao aquecimento causado pelo atrito da rodagem também é avaliada. O excesso de calor prejudica o desempenho e durabilidade dos pneus, por isso, quanto maior for sua capacidade de um pneu dissipar o calor, mais alta será a sua avaliação nesse quesito. A avaliação é dada pelas letras A, B e C, logo após a inscrição Temperature. Em termos gerais, a letra A significa que o pneu que esquenta menos, e a letra C que o pneu que esquenta mais.

Tube Type e Tubeless

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Tube Type (também representado pela sigla TT) é o modelo de pneu que usa uma câmara de ar. Esse tipo de pneu já está caindo em desuso por conta da nova tecnologia Tubeless (ou TL). Hoje, os pneus Tubeless são os mais utilizados e não usam mais a câmera de ar.

Certificação de qualidade

Todos os pneus vendidos no Brasil devem receber o selo de aprovação do Inmetro. Antes mesmo de efetuar a compra, verifique se o pneu possui essa estampa:

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Fonte: Caçula de Pneus

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