Vale a pena comprar um veículo em leilão?

Leilão de carrão

A compra de veículos em leilões é uma prática que vem crescendo a cada dia, talvez pela crise econômica do país ou tenha se popularizado pelos baixos preços que os leiloeiros oferecem. Em média, os descontos chegam a 30%, mas algumas pessoas conseguem até 50% de desconto sobre o valor de mercado do veículo. Isso se deve ao fato de a maioria dos carros ou motos leiloados foram apreendidos por falta de pagamento ou porque o proprietário não conseguiu pagar as prestações. Porém, também têm veículos que sofreram algum tipo de sinistro.

Como em todas as operações de compra, um leilão de carros usados tem seus prós e contras. É comum encontrar pessoas que saíram vitoriosas e juram ser muito vantajoso aproveitar um leilão, mas também tem casos de pessoas que não tiveram um final feliz com seu arremate. Por isso, é preciso ficar bastante atento ao estado em que o veículo desejado se encontra e não deixar de ir fazer uma vistoria, que acontece geralmente um dia antes do evento. Embora a vistoria seja, na maioria das vezes, superficial, levar um mecânico de confiança pode ser uma boa alternativa para quem precisa de um olhar clínico para fazer a escolha certa.

Para que seja realmente vantajoso comprar veículo em um leilão, existem algumas dicas simples que até condutores leigos, se seguirem, podem garantir o sucesso. Uma delas é que, antes de ir em busca de um carro ou moto leiloado, é preciso conhecer bem o modelo do veículo, a procedência dele, se informar quanto a reputação da empresa responsável pelo leilão e calcular todas as despesas que você teria se conseguisse arrematar algo. Ainda têm mais dicas:

  • A participação em um leilão precisa ser bastante planejada, uma vez que os pagamentos são, na maioria dos casos, feitos à vista;
  • Se a intenção de comprar o veículo for revender, evite os muito antigos. Pode ser que as pessoas não se interessem pelo modelo.
  • Veículos importados podem render custos altíssimos em caso de substituição de peças;
  • Veículos sinistrados precisam ser avaliados com extrema atenção, pois pode ter o seu valor dobrado por causa do conserto;
  • Os problemas mecânicos do veículo passam a ser de responsabilidade do comprador. Portanto, esteja preparado.

Existem outros dois pontos relevantes sobre a compra em leilões, que se refere ao seguro. As seguradoras quase nunca aceitam veículos comprados em leilões, o que deixa os motoristas sem opção de proteção ampla para seu veículo. Mas, os proprietários podem contratar serviços de assistência veicular 24h, uma vez que os veículos já foram usados e não se conhece muito bem o seu estado mecânico. Então, para que não haja imprevistos é melhor garantir o possível reboque.

Comprou carro ou moto em leilão? Consulte os planos de assistência veicular 24h do ACBr e contrate.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *