ACBr e Instituto Crescer desenvolvem projeto para crianças no trânsito

Imagem capa

O ACBr, clube-membro da FIA e engajado em projetos de segurança viária, e o Instituto Crescer, que atua na área de educação em projetos voltados à formação de professores, inclusão digital e qualificação profissional de jovens, estão desenvolvendo o projeto “Caminho Seguro para a Escola”. Este projeto visa estimular crianças dos 4º e 5º anos a perceberam o caminho que fazem até a escola, se é seguro, se os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres respeitam as leis de trânsito, entre outras percepções.

As atividades tiveram início no mês de setembro tendo como gancho principal a Semana Nacional do Trânsito (18 a 23/09) e se estenderão até o final de novembro. Até lá, as crianças de todo Brasil desenvolverão atividades que as farão conhecer e compartilhar suas visões a respeito do tema da segurança viária a partir do que elas mesmas vivenciam diariamente enquanto estão indo para a escola. Os trabalhos englobam questionários de sinalização, pesquisas de comportamento no trânsito e construção de campanhas de conscientização.

Todo o projeto e as atividades propostas aos professores pela organização estão de acordo com a Década de Ação pela Segurança Viária 2011-20, criada pela ONU, que criou um tratado entre seus países membros, no qual todos os governos se comprometeram a trabalhar para reduzir consideravelmente as fatalidades no trânsito. E, por isso, o “Caminho Seguro para a Escola” foi criado para dar uma orientação objetiva para que essas pessoas cresçam com responsabilidade social nas ruas e estradas.

Além de aprenderem normas de comportamento no trânsito, este projeto dá a oportunidade de as crianças contarem um pouco mais sobre suas rotinas para os colegas de turma. Ao compartilharem o modo como vão para a escola diariamente, as crianças poderão entender mais necessidade umas das outras quando o assunto é deslocamento. Por exemplo, uma criança poderá contar tudo o que vê na rua enquanto vai para a escola de ônibus e depois ouvir as aventuras da criança que precisa de ir montada em um cavalo.

Caminho Seguro para a Escola” tem apoio tem o patrocínio da FIA Foundation, da FIA Road Safety Grant Programme e do Brasil Caminhoneiro. Além do apoio do Observatório Nacional de Segurança de Viária.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *