Carpooling pode ser uma solução para amenizar engarrafamentos

Carpooling blog 1

Na tentativa de reduzir os congestionamentos nas grandes cidades, apareceu um sistema de carro compartilhado, em vários países, que consiste em fazer com que pessoas se reúnam em grupos para dividir um único carro na ida para o trabalho ou para levar crianças até a escola.

O Carpooling é altamente incentivado na Europa e em países como os Estados Unidos e Canadá, e, além de reduzir a quantidade de veículos na rua, a ideia tende a economizar despesas de viagens e diminuir a emissão de gases poluentes. Em alguns países, o modelo já é incentivado tanto para o bem-estar dos cidadãos quanto para estimular o uso do transporte público.

Essa prática é realizada sempre por pessoas que já possuem carros e combinam um rodízio ao longo da semana, criando um sistema que não faz o carro de um andar mais que outro e todos dividem as despesas. Desenvolvedores de aplicativos tem feito sucesso com ferramentas que organizam esses rodízios e pagamentos, ainda que as pessoas que compartilham a carona sejam desconhecidas.

No Brasil, ainda não há se quer um esforço para fazer com que motoristas simpatizem com o sistema, mesmo eles enfrentando quilômetros e mais quilômetros de congestionamentos todos os dias. A cidade de São Paulo, para tentar amenizar o seu trânsito caótico, até tentou fazer com que o Carpooling fosse praticado, mas não passou de uma campanha informativa, ainda que por lá façam rodízios de tráfego de acordo com o número da placa.

Em conjunto com a FIA – Federação Internacional do Automóvel, o ACBr trabalha pela conscientização de que o Brasil precisa de uma mobilidade mais sustentável e incentiva campanhas que visam a melhoria no sistema rodoviário. Para o ACBr, o Carpooling é uma forma de melhorar o trânsito da cidade e o comportamento dos motoristas em relação aos outros companheiros de pista.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *