Avaliação: Chevrolet S10 2.5 ECOTEC SIDI Cabine Dupla LTZ 4WD Aut. 2018

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Confira a avaliação da Chrevrolet S10 2018 realizada por Marcus Lauria, do blog Car Point News.

A Chevrolet S10 Flex 2.5 CIDI nunca teve uma versão automática, deixando esse atributo para versão a diesel. Apesar da demora, a Chevrolet resolveu mudar esse conceito, e enfim, lançou a S10 Flex automática, com um câmbio de seis marchas com um câmbio de seis marchas com um sistema Clutch to Clutch, que permite trocar rápidas e suaves.

Essa novidade inédita da linha da S10 é importante para alavancar as vendas, que andam em baixa ultimamente, e ficar mais perto da concorrência. Com mais de 50% de participação atual de mercado entre as picapes flex, a Chevrolet S10, nestes 10 anos, soma 200 mil unidades emplacadas.

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Historicamente, a Chevrolet S10 lidera as evoluções tecnológicas entre as picapes médias, como o segmento Flex que ela própria inaugurou em 2007. Foi a primeira a trazer motor bicombustível com injeção direta de combustível e continua sendo a única a oferecer sistemas de conectividade total.

Por fora e por dentro a picape não oferece muitas mudanças, além é claro, da alavanca de câmbio automática. A marca manteve o mesmo padrão de acabamento e de itens de série e conforto. Por fora, é notada a adoção do padrão global de identificação do nome do veículo e da versão pela carroceria. O logotipo S10 aparece agora tanto na parte inferior das portas dianteiras quanto na esquerda da tampa da caçamba. No lado direito fica a identificação da versão de acabamento.

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A transmissão automática está disponível inicialmente apenas nas configurações LT (intermediária) e LTZ (luxo), que traz, entre outros itens, direção elétrica progressiva inteligente, alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, assistente de rampa, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis e lanternas com LED, banco do motorista com ajustes elétricos, telemática avançada OnStar Exclusive e multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play.

A possibilidade de partida remota do motor pela chave é novidade, uma herança dos modelos a diesel mais sofisticados. A tecnologia permite que a cabine seja climatizada antes dos ocupantes adentrarem nela, por exemplo.

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Sob o capô, está o já conhecido motor 2.5 com injeção direta de combustível. Ele acelera de 0 a 100 km/h em um tempo realmente surpreendente para um veículo do seu porte: 9,5 segundos. Seu consumo na cidade, sempre com o ar-condicionado ligado, foi de 6,5 km/l. Que com tecnologia Clutch to Clutch, que permite trocas rápidas e quase imperceptíveis.

De acordo com a Chevrolet, o sistema de transmissão automática do modelo Flex usa o mesmo hardware da configuração a diesel, porém com uma programação específica do módulo de controle de transmissão (TCM), que, no caso da S10, fica embutido, proporcionando maior robustez por evitar que componentes fiquem expostos a sujidade e impactos.

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Outra alteração promovida na transmissão foi o alongamento da relação do diferencial sem comprometimento da performance. Isso contribui para melhora no consumo e para a redução das rotações do motor, resultando em um melhor conforto acústico e menor nível de desgaste de componentes.
Outra tecnologia interessante é o Eletrocnic Capacity Clutch Control, onde uma embreagem dentro do conversor de torque maximiza a capacidade de acoplamento do conjunto e, consequentemente, a transferência de força do motor para as rodas.

O motorista nota que a S10 Flex Automática responde precisa e prontamente à pressão exercida sobre o pedal do acelerador, que dosam os até 27,3 kgfm de torque (a 4.000 rpm) e os 206 cavalos de potência (a 6.000 rpm) do motor.

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Os coxins da S10 Flex tiveram sua rigidez alterada para que o nível de vibração do carro também fosse otimizado, privilegiando uma condução altamente agradável e confortável para os ocupantes. Os preços da S10 Flex AT começam em R$ 107.990 (LT 4×2), R$ 121.990 (LTZ 4×2), R$ 116.990 (LTZ 4×4) e chegam a R$ 130.990 na versão LTZ 4×4 com todos os opcionais (versão avaliada).

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FICHA TÉCNICA (dados do fabricante)

Dimensões

Altura (mm): 1825
Largura (mm): 1882
Comprimento (mm): 5347
Entre-eixos (mm): 3096
Peso (kg): 1933
Tanque (l) 80
Ocupantes: 5

Mecânica

Câmbio: Automática com modo manual de 6 marchas
Tração: 4×4
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: Tipo braços triangulares com barra estabilizadora. Roda tipo independentes e molas helicoidal
Suspensão traseira: Tipo eixo transversal (beam), roda tipo rígida e molas feixe de lâminas
Freios: Dois freios à discos com dois discos ventilados.

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