Como dirigir com segurança em dias de chuva

Chuva blogUm dia chuvoso muda completamente a rotina de um motorista e pode evidenciar tanto problemas ou má conservação do carro. O condutor deve redobrar a sua atenção na pista e estar em dia com a manutenção do carro, pois para-brisas, pneus e outros componentes são essenciais para garantir a segurança da direção. É claro que seus cuidados ao volante aumentam de acordo com a intensidade da chuva, mas para nunca descuidar, preparamos algumas dicas:

Quanto à manutenção:

Sempre se preocupe com os pneus

Obviamente eles são sempre importantes, mas em dias de chuva eles podem pôr em cheque a sua segurança se estiverem em mal estado, muito mais que em pista seca. Tenha atenção aos sulcos e a calibragem e mantenha sempre as rodas alinhadas e balanceadas. Portanto, verificar as condições dos pneus é uma tarefa que deve constar na rotina dos motoristas.

Mantenha as janelas limpas

Dias de chuva oferecem uma visibilidade menor para quem está ao volante. A sujeira dos vidros pode complicar ainda mais. Por isso, mantenha sempre os vidros limpos, por dentro e por fora.

É normal que, em dias chuvosos, os carros que não dispõem de ar-condicionado fiquem os vidros embaçados, mantenha sempre uma parte dos vidros abertas para a circulação do ar aliviar o embaçamento. Caso, o carro tenha ar-condicionado, basta liga-lo e direcioná-lo aos vidros.

Ajuste corretamente as lanternas e os faróis

O ajuste adequado garante que você não irá cegar outros motoristas e elas apontarão na direção correta. É importante também limpar as coberturas dos faróis.

Quanto à conduta:

Verifique o limpador do para-brisa.

Ele é um item obrigatório e deve estar sempre em perfeito estado, pois são suas palhetas que garantem a melhora da visibilidade em dias de chuva. Aproveite para conferir o reservatório, pois em caso de lama respingada no vidro, o uso da água do reservatório será fundamental.

Reduza a velocidade e tenha cuidado

A pista molhada facilita a derrapagem e consequentemente dificulta a ação dos freios, que podem ser mais usados que com pista seca, por conta da baixa visibilidade. Então, para evitar acidentes, reduza a velocidade.

Além disso, tenha cuidado com o veículo que está a sua frente. Mantenha uma distância maior que a habitual em relação ao veículo da frente, aproximadamente 5 segundos. Assim, você terá tempo de reação e derrapagem suficiente no caso de uma frenagem brusca de quem está à sua frente.

Acenda os faróis e as lanternas

A luz dos faróis e das lanternas ajuda os pedestres e os outros motoristas a identificarem seu veículo em dias de chuva. NUNCA ligue o pisca-alerta enquanto o veículo estiver em movimento.

Evite bolsões d’água e derrapagens

O motivo é simples: corra das possibilidades de aquaplanagem. Caso ocorra, não mexa no volante, apenas pise no freio suavemente até sentir que pneus recuperaram a aderência.

No caso da derrapagem, para evitar que ocorra, freie com antecedência e solte o freio um pouco antes de entrar na curva.

O mais importante mesmo é ter calma e paciência no trânsito em dias de chuva, ainda mais se ela for forte. Caso encontre muita água pelo caminho, o melhor mesmo é para um pouco e esperar que a chuva diminua sua intensidade. Porém, se em uma situação como esse seu carro quebrar, lembre-se que o ACBr tem um serviço de assistência veicular 24 horas para você nunca ficar parado na estrada procurando ajuda.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *