ISO 39001: a segurança no trânsito na pauta das empresas

ISO 39001 blogSegundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem no trânsito por ano no mundo. Os números assustadores mostram que cada vez mais se faz necessário buscar práticas eficazes para a diminuição de acidentes. Na tentativa de frear o crescimento deste dado, a Organização Internacional de Normalização (ISO), estabeleceu a norma 39001 – Sistemas de Gestão Viária, para proporcionar um auxílio às empresas a cuidarem mais da segurança de seus funcionários que utilizam o sistema viário.

A norma ISO 39001 é uma regulamentação internacional de aplicação para todas as empresas que exercem atividades externas. Ela tem a função de identificar práticas de gestão em segurança viária, afim de que estas empresas atinjam resultados expressivos na redução de incidentes de transporte a partir de um planejamento estratégico e controle de ações. A ideia é que com o estabelecimento de norma universal, as organizações passem a se envolver mais com a causa da segurança viária e estabeleçam meta zero de acidentes de trânsito.

Esse envolvimento com a questão da segurança viária, implica em uma política que deve ser acompanhada por planos de ações, que deverão ser cumpridos com rigor, tanto quanto às ações de segurança do trabalho, orientadas pela CIPA. O planejamento de uma empresa para a ISO 39001 depende das atividades que ele exerce, seus produtos e serviços, e também do tipo de vias por onde passarão seus funcionários com os veículos.

Além de planos de ações para a segurança viária, a ISO 39001 estabelece indicadores de desempenho que analisam o desenvolvimento da estratégia para verificar se os objetivos em relação à segurança viária estão sendo alcançados. Esses indicadores são essenciais para a empresa consiga a responder questões relevantes como: qual o risco viário que a empresa está exposta? Qual o nível de prejuízos que a empresa têm com incidentes de trânsito? Quais os incidentes mais frequentes? Como se comportam os motoristas e condutores funcionários da empresa? E outras questões que serviram como base tanto para o planejamento, quanto para os indicadores.

A ISO 39001 terá como benefícios principais:

  • A redução de riscos de acidentes nas vias;
  • Redução dos custos de reparo de veículos que se envolveram em acidentes;
  • Redução de multas e processos por negligência;
  • Redução de gastos com indenizações de trânsito;
  • Aumento do nível de confiança dos clientes.

Preocupados com a segurança viária, a FIA (Federação Internacional do Automóvel) e o ACBr (Automóvel Clube Brasileiro) incentivam a implementação da ISO 39001 em empresas do Brasil inteiro para a preservação da vida de milhões de motoristas e passageiros de organizações que transportam produtos e serviços pelas ruas e estradas do país.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *