Avaliação: Honda Civic 1.5 Touring Turbo CVT 2017

Confira a avaliação do Honda Civic 1.5 Touring Turbo CVT 2017 por Marcus Lauria, do blog Car Point News.

Civic 1Há um ditado popular que diz que “se não pode vencê-los, junte-se a eles”. A Honda nunca precisou se incomodar muito com a concorrência do Civic (ao menos aqui no Brasil), pois o sedan médio sempre vendeu muito bem, além de ser referência em questão de confiabilidade e valor de revenda, algo que ainda pesa muito para o consumidor brasileiro na hora da compra; entretanto, mesmo tendo um bom conjunto, o Civic já se mostrava defasado quando comprado com outros integrantes da categoria. Era a hora da Honda fazer alguma coisa.

Foi aí que veio a décima geração, renovando o sedan de uma ponta a outra. Do antigo Civic só sobrou o motor 2.0, e mesmo assim sofreu atualizações e está disponível apenas para as versões de entrada e intermediárias, respectivamente Sport, EX e EXL. O Touring do teste de hoje é o topo de linha, adotando a mesma nomenclatura do mercado norte-americano e é também inteiramente novo. Por hora é a única versão a vir com o inédito motor 1.5 Earth Dreams turbinado de 137 cv e 22,4 kgfm de torque movido a gasolina, aliado a um câmbio de CVT que simula sete marchas e permite pelos de paddle shifters atrás do volante.

A evolução do modelo começa pelo designer, totalmente remodelado e mais agressivo que nunca. Os mais tradicionais podem sentir falta das linhas discretas e retas, mas a nova silhueta que remete a um fastback conferiu um ar futurista ao japonês e o rejuvenesceu, tornando capaz de atrair novos clientes. As grandes lanternas invadem o porta-malas, enquanto que as janelas ganharam um friso cromado na parte superior que deixa o desenho geral mais elegante. Os faróis são estreitos como os do modelo anterior, e no caso do Touring são inteiramente em LEDs montados em refletores. Até mesmo os de neblina são em LEDs, corrigindo um antigo erro da Honda em não oferecer um conjunto ótico mais refinado para o Civic que sempre trouxe apenas os faróis halógenos para o Brasil, enquanto a concorrência já trazia sistemas be-xenon adaptativos.

Civic 5Ao entrar no carro, as boas impressões continuam. O tom preto domina a cabine indo do assoalho até o forro do teto, e todos os acabamentos possuem encaixes honestos e arremates bem feitos, apesar de haver muito plástico. O banco do motorista tem ajustes elétricos de série e os passageiros viajam com conforto; a única ressalva fica para o caso de pessoas altas no banco traseiro, pois o caimento do teto, devido ao novo desenho, pode fazer com que elas raspem a cabeça. O painel é envolvente e agrada a quem gosta de tecnologia, pois traz uma tela multimídia de 7 polegadas touchscreen com GPS, espelhamento com smartphones e muito mais, além do ar-condicionado digital de duas zonas (outra boa novidade, uma vez que o modelo anterior possuía apenas uma zona) e painel com tela digital multifuncional ao centro dedicada a mostrar a velocidade, rotações por minuto, consumo, dados de áudio, navegação GPS e muito mais. O acabamento do interior é em couro nos bancos e porções de forros de porta de série.

Civic 4A lista de itens de série continua com seis airbags, controles de tração e estabilidade, teto solar elétrico, assistente de partida em rampas, freio de estacionamento elétrico com função “Hold” (segura o carro sozinho em paradas sem precisar manter o pé no freio, útil para congestionamentos), partida por botão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, LaneWatch (assistente de ponto cego que utiliza uma câmera no retrovisor direito, jogando a imagem do campo de visão na tela da central multimídia), controle de cruzeiro, volante multifuncional, retrovisor interno eletrocômico e sensor de chuva  (ativa o limpador automaticamente). Tudo isso tem uma preço e não é nada barato: a Honda pede R$ 124.900,00 pelo Civic Touring, tendo como únicos opcionais as cores peroladas.

O Civc aumentou bastante de valor, mas oferece um conjunto mais completo e sofisticado do que nunca, além de uma experiência de direção superior a do modelo anterior. O novo motor 1.5 turbo consegue combinar boas médias de consumo (aproximadamente 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada) com um rodar tranquilo (graças às sete marchas simuladas, O Civic se mantém sempre em baixo giro mesmo em velocidades mais altas, com os menos de 1500 rpm a 70 km/h ou os cerca de 2000 rpm a 110 km/h) e um bom desempenho.

Civic 3O rodar urbano é agradável e seguro graças ao torque integralmente disponível já aos 1700 rpm, mostrando que os números inferiores aos da concorrência não significam menos diversão quando necessário. E falando em diversão, o câmbio CVT é odiado pelos que gostam de uma condução mais agressiva, mas mesmo equipado com ele, o Civic Touring sabe ser esperto quando provocado e faz o motorista sorrir com o auxílio dos sons da turbina trabalhando. O 0 a 100 km/h acontece em 8,3 segundos e a máxima é de 221 km/h.

Características sempre elogiada no Civic, o comportamento dinâmico em curvas continua sendo um dos pontos fortes. Os controles eletrônicos de segurança mantém o carro no trilhos o tempo inteiro mesmo nas curvas mais fechadas, sem sinais de sub-esterçamento (saída de frente), e trabalham em harmonia com a suspensão independente nas quatro rodas. Os pneus 215/50 R17 calçam rodas de 17 polegadas e acabamento de face diamantada com porção interna em preto brilhante; é o mesmo modelo de roda disponível nas outras versões, sem outras opções.

Em suma: o Civic evoluiu por completo, e aprendeu com os concorrentes ao oferecer itens que antes não existiam nem como opcionais e faziam falta ao modelo. Se os R$ 124.900 pedidos pela Honda valem ou não, fica a cargo do consumidor dizer. O fato é que a geração 10 é a melhor apresentação do sedan japonês, e tem tudo para conquistar o consumidor que procura um modelo atual com desempenho satisfatório, baixo consumo, bom espaço interno e lista de equipamentos condizente com a categoria.

 

FICHA TÉCNICA

Motor/Performance

Motorização: 1.5
Alimentação: Gasolina injeção eletrônica
Combustível: Gasolina
Potência (cv): 173.0
Cilindrada (cm3): 1.498
Torque (Kgf.m): 22,3
Consumo cidade (km/l): 12.0
Consumo estrada (Km/l): 14.6

Dimensões

Altura (mm): 1433
Largura (mm): 2076
Comprimento (mm): 4637
Entre-eixos (mm): 2700
Peso (Kg): 1326
Tanque (L): 56.0
Porta-malas (L): 519
Ocupantes: 5

Mecânica

Câmbio: CVT
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: suspensão tipo MCPherson. Roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseira: suspensão tipo multibraço, roda tipo independente e molas e helicoidal.
Freios: quatro freios à disco com dois discos ventilados.

*Dados do fabricante.

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