Dicas de segurança para crianças nos carros

baby boy with curly hair sitting in a child car seat with toy car in the hands of

Engenheiros trabalham duro para garantir que os carros e os assentos infantis sejam produzidos para manter, ao máximo, a segurança das crianças. Porém, cabe aos pais buscarem os melhores dispositivos de segurança para seus filhos e instalá-los corretamente. A seguir, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para garantir a proteção de seus filhos.

Escolha a direção correta:

– Enquanto seu filho tiver até um ano de idade, mantenha-o em um bebê conforto (assento virado para trás). Geralmente, na parte de trás do aparelho constam as especificações de limites exatos de altura e peso. As crianças que viajam em assentos virados para trás estão com a cabeça, o pescoço e a coluna mais protegidos.

– Quando a criança passar a não ter mais altura e peso para usar o bebê conforto, será necessário substituí-lo por uma cadeirinha (assento virado para frente), mas mantendo-a na parte traseira do carro, com o auxílio dos cintos de segurança. Verifique os manuais de instruções tanto da cadeirinha quanto do veículo para saber se há algum limite de peso para o uso desses dispositivos.

Tenha atenção nas etiquetas dos assentos infantis

– Verifique o selo de certificação dos assentos infantis para se certificar de que ele é adequado à idade, peso e altura da criança.

– Todo assento infantil tem uma data de validade. Verifique sempre essas informações para ter certeza de que ele ainda é seguro. Após o prazo de validade, descarte o assento fora da validade e tenha a certeza de que ele não será retirado do lixo e reutilizado.

Conheça a marca do dispositivo de segurança

– Procure sempre se informar a respeito da marca do assento que está sendo comprado. Caso opte por comprar uma cadeirinha já usada, compre de alguém conhecido. Uma vez que já tenha passado por um acidente de trânsito, o assento deverá ser substituído.

Faça testes após a instalação dos assentos infantis

– 70% dos assentos infantis não são usados de forma correta. Portanto, antes de pegar a estrada, verifique a instalação.

– Após instalar o assento infantil, faça um teste balançando a base do dispositivo, por onde passa o cinto de segurança do carro. Certifique-se que, ao balançar, o movimento não seja superior a 3 cm para qualquer direção. Se for maior, reveja a forma que o assento foi instalado.

– Verifique o manual de instruções do assento infantil para ter orientações a respeito da posição do cinto de segurança em relação ao assento infantil. Com a trava do peito colocada no nível da axila, aperte a tira no ombro da criança. Se você não conseguir apertar mais, você está pronto para ir.

Está na hora de mudar para o assento de elevação?

– Mude para o assento de elevação quando você responder “sim” para algumas dessas perguntas:

A criança ultrapassou os limites de altura ou peso da cadeirinha?
Os ombros da criança estão acima das tiras superiores da cadeirinha?
O topo das orelhas da criança está acima do topo da cadeirinha?

– Se a cadeirinha e os cintos de segurança ainda couberem, e a criança estiver dentro dos limites de peso e altura, continue a usá-lo até que ela os ultrapasse. A cadeirinha propicia mais proteção para a criança pequena do que outros dispositivos.

Aperte os cintos

– Sabemos que, quando os adultos usam o cinto de segurança, as crianças usam cinto de segurança. Então, seja um bom exemplo e aperte os cintos para qualquer viagem.

– Usar os cintos da maneira correta, em todas as viagens, é a coisa mais importante que a família pode fazer para ter segurança no carro.

Evite insolação

– Nunca deixe uma criança sozinha no carro, nem por um minuto. Pode ser tentador dar uma saidinha rápida, enquanto seu bebê dorme no carro. No entanto, a temperatura dentro do carro pode aumentar em até 20 graus e causar uma insolação. Além disso, deixar crianças sozinhas dentro do carro é crime.

Mais detalhes

Você tem acesso a um material com todas as informações a respeito dos assentos infantis no site do Programa Trânsito e Vidas.

O projeto Criança Segura nos Carros é uma inciativa do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro, através do seu programa Trânsito e Vidas, criado como uma ação social em conjunto com a FIA – Federação Internacional do Automóvel. O material originalmente escrito em inglês (Safe Kids in Cars), produzido pela ONG internacional Safe Kids, foi traduzido para o Português Brasileiro e adaptado à realidade brasileira na intensão de orientar pais e adultos a cuidarem mais da segurança de seus filhos nos carros.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *