Saiba quais são os carros mais roubados de 2016

Se você pretende comprar um carro, é importante saber se ele está na lista dos carros mais roubados.

Segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), que controla e fiscaliza o mercado de seguros no Brasil, é atualizado semestralmente o índice de veículos roubados. Esse índice é muito importante para as seguradoras, pois, através dele, as companhias fazem sua análise de risco através desses dados.

A SUSEP explica que esse índice é calculado pela divisão entre o número de sinistros ocorridos e o número de veículos segurados.

Roubo de carro blog

Abaixo estão os veículos com maiores índices de roubo no Brasil. O campeão de 2016 foi o Chevrolet Celta 1.0, seguido pelo Volkswagen Gol.

Posição Modelo Nº de roubos
1 Chevrolet Celta 1.0 6.055
2 Volkswagen Gol 1.0 4.514
3 Fiat Palio 1.0 4.127
4 Hyundai HB20 3.009
5 Fiat Uno 1.0 2.967
6 Chevrolet Corsa 1.0 2.700
7 Toyota Corolla 2.637
8 Ford Fiesta acima de 1.0 2.554
9 Honda Civic 2.521
10 Honda Fit 2.471

Vimos que o Celta, Gol e Palio lideram a lista dos três primeiros lugares dos carros mais roubados no Brasil em 2016.

O campeão de roubo foi o Chevrolet Celta 1.0 com 6.055 sinistros avisados às companhias de seguros.

Em segunda posição está o Volkswagen Gol com 4.514 avisos de sinistros. E em terceiro lugar ficou o Fiat Uno 1.0 também bastante visado para roubo com 2.967 sinistros no ano de 2016.

Cores, dias e horários preferidos pelos bandidos

Um levantamento feito por uma empresa de rastreamento de veículos constatou que um dado que influencia muito no roubo é a cor do veículo. Carros pintados de prata ou preto são os mais visados para roubo, representam 26,46% e 25,63%, respectivamente. Em seguida vêm os carros brancos com 19,17% do total. Cinza e vermelho aparecem em 11% dos casos, cada um.

Outro dado obtido por esse levantamento é referente aos dias na semana com maior incidência de roubo. Se você pensou que às sextas feiras e sábados são os dias que mais acontecem roubos, se enganou. Eles são mais frequentes às quartas feiras, com 17,11%, às quintas, com 16,10% e as terças, com 15,20% de roubos.

Sabemos que o período da noite é quando acontece o maior índice de roubos a carros. Desses roubos 20,14% acontece no período entre 21h e 23h, enquanto que no período das 18h às 20h o índice cai para 19,97%. No período da madrugada os bandidos não gostam muito de trabalhar e por isso o índice vai para 9,66% entre meia noite e 5h da manhã.

Esses dados podem variar por cidade ou estado. Por isso, se quiser dados estatísticos mais específicos, veja nos sites oficiais da SUSEP ou de empresas que trabalham com rastreamento de veículos.

Dicas para evitar roubos e furtos

Por ano são roubados cerca de 300 mil carros no Brasil, a maior parte deles são roubados para suas peças serem revendidas no mercado negro.

Carro com muitos acessórios como estepes, rádios, tvs ou gps são mais visados. Por isso, se o bandido tiver em dúvida entre dois carros parecidos, certamente o critério de desempate será aquele com os equipamentos.

Se seu carro possui esses ou outros acessórios é bom você ter um seguro e inclui-los na garantia, pois se algo acontecer você terá seus valores ressarcidos.

Uma dica é colocar rastreador no veículo, dessa forma é mais fácil da seguradora e da Polícia conseguir localizá-lo.

A importância de fazer um seguro do seu veículo

Riscos nós corremos todos os dias quando saímos às ruas, principalmente nas cidades com maior índice de roubos e furtos. Também não estamos livres de colidirem no nosso carro ou perdermos o controle da direção e colidir em alguém.

O seguro auto te traz tranquilidade, segurança e proteção na hora de um sinistro. A seguradora vai te ajudar nessas situações, arcando com os gastos não só do seu carro como de terceiros. Algumas situações em que a seguradora pode te ajudar são:

Acidentes de trânsito: Não conseguimos prever quando um acidente de trânsito irá acontecer. Por isso os seguros com cobertura compreensiva cobrem qualquer dano ao seu veículo em caso de um sinistro.

Roubos e furtos: Devido à falta de segurança no Brasil e elevado número de casos de roubo ou furto, o seguro irá te ressarcir caso aconteça esse evento.

Prejuízos a terceiros: Colidir em outro carro é um fato que pode acontecer, não somente para os desatentos. Imagina se você provoca um acidente em um carro que vale quase um apartamento? Arcar com esse conserto é impossível, mas a seguradora pode te ajudar com isso.

Assistência ao seu veículo: Caso seu veículo tenha uma pane, precise de chaveiro ou guincho, a seguradora te dá essa assistência sem você arcar com nenhum custo extra.

Benefícios: Vários benefícios são dados pelas seguradoras como descontos em estacionamentos. Serviços de emergência à residência, como encanador e eletricista também são muito comuns.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *