Vendeu seu carro? Saiba o que fazer

Venda de carro blogOs cuidados com o seu carro não terminam logo que você assina a venda dele. Você precisa ficar atento, pois esse tipo de transação exige cuidados para que fique claro às autoridades que o veículo não é mais seu e já está na mão do novo proprietário. Para isso, após a venda do carro, o Detran dá o prazo de 30 dias corridos para que o antigo proprietário informe quem é o novo, conforme define o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu artigo 134.

Ao se encaminhar ao Detran para comunicar a venda do veículo, o CTB orienta que o antigo proprietário deve enviar, dentro do prazo de 30 dias, “cópia autenticada do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas e suas reincidências até a data de comunicação”.

A comunicação de venda ao Detran varia para cada estado, pois pode haver exigência de uma comunicação pessoal ou, simplesmente, via portal na internet. Você também pode procurar o site do Detran do seu estado para verificar a documentação completa necessária para este tipo de operação.

Após comunicar a venda do seu veículo, verifique se não há mais pendências, pois se a comunicação de venda não for feita corretamente, você pode até ter vendido seu carro, mas pode receber cobranças de multas por conta da barbeiragem do novo proprietário e o Detran não saber que o veículo não é mais seu. Portanto, fique ligado!

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *