FIA e JCDecaux lançam a primeira campanha externa para segurança viária

A FIA – Federação Internacional do Automóvel e a empresa de mobiliário publicitário JCDecaux lançaram, em Paris, a primeira campanha mundial em material impresso dedicada a segurança viária.

Jean Todt, presidente da FIA, e Jean-Charles Decaux, CEO e Co-Diretor geral da JCDecaux, foram à Paris lançar a campanha #3500Lives. Apoiada por personalidades renomadas, o projeto tem como objetivo promover mensagens simples e universais que remetam à imprudência no trânsito em todo mundo, responsável pela morte de 3.500 pessoas por dia.

#3500lives

Mais que um problema de saúde pública

Todos os dias, 3.500 pessoas morrem por acidentes nas estradas em todo mundo, o que soma 1,25 milhões pessoas por ano. O que chama atenção nesses números é que a maioria das vítimas têm idade ente 15 e 29 anos.

Se esta média for mantida, até 2030, os acidentes rodoviários podem se tornar a principal causa de mortes no mundo, com aproximadamente 2 milhões de vítimas por ano. Para frear o aumento de mortalidades nas estradas, a segurança rodoviária deve ser encarada não só como uma questão de saúde pública, mas como prioridade por todos os governos do mundo e também pelos cidadãos.

Nesse sentido, a campanha recebeu o apoio do Papa Francisco, em fevereiro de 2016, quando ele expressou sua preocupação com o elevado número de mortes no trânsito, em reunião com o presidente da FIA, Jean Todt.

Uma campanha otimista e universal

Através de uma abordagem prática e positiva, a campanha #3500lives visa sensibilizar e encorajar pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas a adotarem regras simples, porém eficazes, que darão mais segurança a todos no trânsito.

#3500lives traz as Dez Regras de Ouro da FIA apresentadas por personalidades que se comprometeram a engajarem voluntariamente nessa causa, conforme o vídeo mais abaixo. São eles:

– Os esportistas Yohan Blake, Haile Gebreselassie, Antoine Griezmann, Vanessa
Low, Rafael Nadal e Wayde van Niekerk;

– Os pilotos Fernando Alonso, Felipe Massa, Marc Marquez e Nico Rosberg;

– Os artistas Pharrell Williams e Michelle Yeoh;

– E a personalidade política Anne Hidalgo.

As mensagens enviadas por esta campanha irão receber apoio de entidades internacionais, como o COI – Comitê Olímpico Internacional, que assinou, junto à FIA, um protocolo se comprometendo a realizar promoções de campanhas de segurança rodoviária em suas plataformas digitais e em eventos esportivos.

A campanha destaca a importância de cada cidadão em se empenhar e assumir o seu papel de ajudar a tornar nossas estradas mais seguras. Todos são convidados a assinarem um manifesto (www.fia.com/3500lives) visando incitar os governantes a fazer da segurança rodoviária uma prioridade, fiscalizando a aplicação da legislação e realizando campanhas de conscientização sobre os perigos da estrada.

A campanha #3500lives foi traduzida para mais de 30 idiomas, já está visível em 30 cidades no mundo e, até o final, será implantada em 70 países. Só durante a fase de lançamento, a campanha já terá visibilidade para mais de 1 bilhão de pessoas. No Brasil, a campanha conta com o apoio do ACBr – Automóvel Clube Brasileiro.

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