Você protege sua criança no carro?!

baby boy with curly hair sitting in a child car seat with toy car in the hands of

Com iniciativa conjunta da FIA, através de seu programa FIA for Road Action, da FIA Foundation, através do seu programa Road Safety Grant Programme, e da ONG Safe Kids, através de seu programa Safe Kids in cars, foram produzidos materiais informativos para que os pais condutores possam proteger melhor suas crianças ao serem transportadas em carros. Por iniciativa do Automóvel Clube Brasileiro esse material, que agora está traduzido ao português e adaptado ao contexto brasileiro, será disponibilizado gratuitamente no site www.transitoevidas.org.br, nos próximos dias.

Uma linha de folhetos e posters aborda a questão do uso da cadeirinha para crianças, o que no Brasil é regulamentado em lei específica. E você tem certeza de que está usando o assento infantil na forma correta? A pergunta faz sentido pois, mesmo nos países onde o uso do dispositivo é mais corrente, entre 60% e 70% dos pais ou mães usam os assentos infantis de forma errada, o que reduz a capacidade de proteção das crianças.

Pesquisas em âmbito global mostram que os dispositivos de retenção para crianças, o nome correto para o que se popularizou como “cadeirinha”, podem reduzir em cerca de 80% o risco de morte de uma criança em acidentes de trânsito. Porém, é fundamental que se utilize o dispositivo de maneira correta, ou seja: (a) o assento infantil deve estar adequado a cada etapa do crescimento da criança, (b) o dispositivo deve estar afixado corretamente ao veículo, e, (c) a criança deve estar acomodada de forma adequada, com cinto de segurança do dispositivo ou do carro.

Finalizando, atualmente muitas instituições sem fins lucrativos investem na produção de material audiovisual orientador para a proteção de crianças dentro e fora de casa, no carro e em ambientes sociais fechados. Fica a recomendação para que cada leitor ou leitora, principalmente aqueles que são pais e/ou educadores que, de acordo com seu contexto específico, acesse o site www.criancasegura.org.br/materiais-educativos/ ou o site do Observatório Nacional de Segurança Viária, que também oferece conteúdo e orientações aos interessados (www.onsv.org.br/category/podcasts/).

Excelente Carnaval, e tenham sempre em mente: segurança e respeito como prioridades!

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *