Volkswagen Touareg 3.6 foi avaliado

O Volkswagen Touareg 3.6 V¨FSI 4WD 2017 foi avaliado pelo blog Car Point News e você confere o resultado escrito por Marcelo Silva.

Antes que se diga qualquer coisa sobre o VW Touareg, saiba que ele utiliza a mesma plataforma PL12 do Porsche Cayenne (e do Audi Q7). Sua motorização e visual são diferentes, sua mecânica tem o DNA da VW e seu interior conta com um pouco menos de requinte, mas esse carro não deve quase nada ao Porsche, bem como qualquer outra SUV dessa categoria à venda no Brasil.

Essa versão que testamos é a “versão de entrada” do Touareg. As aspas se devem ao fato de ser apenas a versão mais barata, embora R$ 327.793 não seja um valor barato nem aqui e nem na China. Completo como o carro de que testamos, com teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo, som Dynaudio e câmeras ao redor do carro, o Touareg custa R$ 380.641, quase o preço da versão V8 básica, que custa R$ 391.014. São valores superlativos para um carro superlativo.

Volkswaguen Touareg - blogEntre os equipamentos de série, o carro vem recheado com central multimídia com tela de 8 polegadas e DVD, ar-condicionado de 4 zons, bancos em couro com regulagem elétrica na dianteira e uma série de outros mimos. O som da Dynaudio (opcional) é realmente sensacional. Há espaço interno e conforto para todos os 5 ocupantes, enquanto no porta-malas viajam 520 litros.

A posição de dirigir é elevada, mas a quantidade de ajustes do banco e da coluna de direção agradam a qualquer tipo de motorista. Mesmo com dimensões avantajadas, o carro não tem um diâmetro de giro dos menores (11,9 m), mas o sistema de câmeras 360° ajuda bastante na tarefa de colocar o SUV de 4,79 m de comprimento e 1,94 m de largura até mesmo nas piores vagas. Outro detalhe que ajuda é a leveza de sua direção elétrica.

É incrível como Toureg isola os ocupantes do veículo do que acontece no mundo exterior. Tanto a absorção dos ruídos quanto a absorção dos impactos do carro estão em alto nível, e o SUV roda pela cidade sem qualquer perturbação por parte de buracos e até mesmo lombadas. Suas suspensões são do tipo duplo braço (independentes) nas quatro rodas, enquanto a carga dos amortecedores está na medida certa. Nem mesmo os enormes pneus 265/50 R19 interferem na sensação de conforto. E o desempenho do conjunto motor/câmbio é bom na cidade, garantindo agilidade ao SUV em qualquer momento.

Antes de falar da dinâmica exemplar do carro, dedicarei um parágrafo ao excelente motor 3.6 V6 a gasolina aspirado com injeção direta, 24 válvulas, DOHC que rende 280 cv de potência @ 6.200 rpm e um torque de 37 kgfm com maestria e a tração integral 4Motion gerencia a forma como os pneus transferem tudo isso para o asfalto. Seu desempenho é ótimo, nem parece se tratar de um carro com 2.032 kg de massa. Em nosso teste, o Touareg V6 acelerou de 0-100 km/h em 9,1 s (dia chuvoso), abaixo dos 7,8 s divulgados pela VW, mas ainda assim é um bom número. E apesar de contar com a alcunha Bluemotion, o consumo do carro é alto. 6,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada.

Mas, é na estrada que o Touareg seduz completamente. Sua dinâmica é irrepreensível, o carro aponta corretamente nas curvas, rola pouco e adere com uma capacidade incrível, praticamente ignorando as leis da física. É um carro alto, mas se não fosse pelos outros carros parecendo bem menores, não daria para perceber esse detalhe. E também é um carro pesado, mas faz curvas melhor que muito hatch, e freia com uma competência invejável. As acelerações e retomadas são suficientes para garantir um bom desempenho, o ronco do V6 aspirado em altos giros é apaixonante.

E para quem quiser rodar de forma suave, o Touareg também agrada, garantindo altos níveis de conforto e ruído quase zero de vento e motor em velocidade de cruzeiro. Este é definitivamente um SUV de respeito, que custa caro e é bem pouco visto em nossas ruas, mas satisfaz tanto quanto chama atenção por onde passa. Racionalmente, é difícil gastar quase R$ 400.000 em um VW mas, definitivamente, é um dos melhores VW de todos os tempos.

Fica Técnica:

Motor / Performance:

Motorização: 3.6
Alimentação: Gasolina injeção direta
Combustível: Gasolina
Potência: 280.0 (cv)
Cilindrada: 3.597 (cm3)
Torque: 36,7 (Kgf.m)
Velocidade Máxima: 228 (Km/h)
Tempo 0-100: 7.8 s (km/h)

Dimensões:

Altura: 1709 mm
Largura: 1940 mm
Comprimento: 4795 mm
Entre-eixos: 2893 mm
Peso: 2075 kg
Tanque: 100 L
Porta-malas: 580 L
Ocupantes: 5

Mecânica:

Câmbio: Automático com modo manual de 8 marchas
Tração: 4×4
Direção: Eletro-hidráulica
Suspensão dianteira: Suspensão tipo braços triangulares e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Freios: Quatro freios à disco com quatro discos ventilados.

*Dados do fabricante.

Veja o vídeo clicando aqui.

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