Filtro de partículas será obrigatório nos motores à gasolina

O filtro de partículas, até então obrigatórios aos motores diesel, vai passar a ser obrigatório também nos motores a gasolina, a partir de setembro de 2017, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes. A medida foi determinada pela União Europeia e faz parte da chamada Norma Euro 6c, que impõe uma redução para um décimo dos valores atuais de partículas emitidas por veículos movidos à gasolina.


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Na expectativa de que a determinação velasse apenas a partir de 2019, a ACEA – Associação de Fabricantes de Automóveis na Europa, contestou a resolução justificando que o tempo de fabricação e adaptação é muito curto. Por outro lado, a comissária responsável pela implementação dos filtros informou que as montadora já devem começar a desenhar os seus automóveis para diminuir a emissão de partículas poluentes e introduzir o filtro necessário nos veículos a gasolina e a diesel.

Atualmente, o único modelo a gasolina que utiliza o filtro de partículas é o Mercedes S500, o que acontece desde 2014, embora a marca alemã já tenha confirmado que irá introduzir gradualmente essa tecnologia em outros motores. O Grupo Volkswagen também anunciou que irá equipar os motos TFSI com os filtros de partículas gradativamente.

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