Quais seus vícios ao volante?

Em geral, os condutores criam vícios ao volante e, por vezes, alguns são bem difíceis de contornar. Eles podem contribuir para danificar o seu carro de forma precoce se forem frequentes, outros podem provocar avarias graves se os hábitos forem, igualmente, constantes. Para começar, a não verificação regular da pressão dos pneus do carro pode provocar o seu desgaste irregular, levando a que se gastem de forma prematura e obrigando o dono do carro a despender um dinheiro que não contava.  E o estouro do pneu pode ainda provocar um acidente. Verificar a pressão dos pneus é uma tarefa rápida e que merece toda a sua atenção..

viciosvolante

Outro vício a evitar é o de acelerar com o motor ainda pouco aquecido ou de desligar rapidamente o motor após um trecho em alta velocidade. Com isso, serão produzidas fricções que afetam as peças internas do motor. Outro caso é o de manter o pedal do travão pressionado durante um período prolongado pode ter três consequências: acelerar o desgaste de discos e pastilhas, provocar deformações nos discos, o que vai criar vibrações no volante ao travar, e deteriorar o líquido dos travões, fazendo com que o sistema de travagem seja menos resistente à fadiga. Habitue-se a utilizar relações de caixa curtas quando faz descidas acentuadas  (ou seja, trave com o motor). Desta forma, diminui o desgaste dos travões e terá um maior controle sobre o veículo.

Deixar o carro embalar pode provocar as mesmas “avarias” que subir no meiofio com o carro, mas os seus efeitos são maiores. No caso de haver um buraco, pode estourar um pneu ou estragar uma junta, por exemplo. E as passagens rápidas por cima de lombadas podem originar problemas nos pontos de ancoragem da suspensão. Circular devagar é a regra de ouro, que se completa com a dica mais lembrada de todas: nunca tire suas mão do volante e nunca tire seus olhos da rua ou estrada: um segundo é suficiente para tirar uma vida, seja a sua ou a de um pedestre.

Fonte: http://www.circulaseguro.pt/conducao-eficiente/evite-vicios-ao-volante#more-9250

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *