Com que capacete que eu vou?

Se vai conduzir uma moto, um dos aspetos a ter em consideração é o uso capacete; um elemento de segurança passiva, ou seja, aquela que, estando presente, atua essencialmente para evitar danos maiores ou morte. Como sabemos, na compra de um capacete, o preço é preponderante para grande parte dos compradores. No entanto, essa não deve ser a principal preocupação quando se procura o capacete ideal.

equipamentos-para-moto-motociclistas-no-que-investir-mais-800x500_c

A resposta a esta questão é simples: o melhor ou o mais adequado capacete para qualquer motociclista é o capacete modular. Poderá não ser o mais enquadrado com o estilo de moto que você conduz; no entanto, não deixa de ser o mais adequado. O capacete modular, além de proteger efetivamente a cabeça – inclusive a zona frontal, permite que o motociclista o possa abrir e destapar o rosto, facilitando o diálogo com outros utilizadores da via pública.

Esse capacete facilita que, em casos de acidente rodoviário, as entidades de socorro possam operar ao nível dos elementos respiratórios, sem diminuir a proteção craniana.

Quando você compra um capacete, mais do que a beleza importa é o nível de proteção que ele proporcionará. Assim, conduzir a moto usando um capacete aberto não será, certamente, a melhor opção; ainda que muitos condutores optem por essa escolha.

Relativamente ao capacete integral, mantém-se o nível elevado de proteção, não sendo o mais adequado no ponto de avaliação do socorro, pois se o motociclista acidentado entrar em parada cardiorrespiratória e havendo necessidade de intervenção por parte de equipas de emergência médica, o facto de ter de retirar o capacete, sem certezas da inexistência de fraturas cranianas, pode levar a que as consequências sejam trágicas.

Fonte: http://www.circulaseguro.pt/seguranca-activa/capacete-devo-utilizar-integral-modular-aberto#more-9157

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *