A manutenção preventiva facilita a revisão do carro?

Provavelmente, você já ouviu falar de manutenção preventiva. Mas afinal, o que é essa manutenção?
Draining_motor_oil

A definição de manutenção preventiva consiste na monitorização de um determinado objeto por um certo tempo, sendo ele estudado para evitar que apresente problemas de utilização para a qual foi criado ou se avarie precocemente e de forma não espectável. Ela facilita a revisão preconizada do carro, uma vez que o proprietário vai ficando atento ao desgaste mais visível do veículo, podendo substituir algum componente que seja imediatamente necessário. Não fazendo a manutenção, corre o risco de chegar à oficina e ser necessário substituir mais peças do que as que imaginava.

Trata-se de uma ação planeada, realizada de forma sistemática, onde são levadas a cabo tarefas de prevenção de forma constante, que devem envolver o que o fabricante preconiza como sendo o indicado para o veículo. Os programas de manutenção preventiva podem variar dentro do mesmo segmento de automóvel e até mesmo dentro de cada marca, pois cada qual tem o seu plano de intervenções previsto pelos fabricantes e deve ser realizado conforme indicado.

Enquadram-se como manutenção preventiva todos os consumíveis que o veículo necessita, desde mudanças de óleo, de filtros, eventuais lubrificações periódicas, os calços de travão, as preparações para a inspeção. Deve também ter atenção a outros items que necessitam de uma atenção mais regular, como a pressão dos pneus, os níveis de água do limpa para-brisas. Uma das principais dicas para saber o que deverá ser feito na manutenção de um veículo é ler e seguir o manual de instruções que o fabricante forneceu. Nele constam todas as verificações a realizar.

Vale a pena completar lembrando que, devido à desmontagem do equipamento para revisão, alguns componentes são substituídos antes do fim da sua vida útil, e componentes substituídos apresentam falhas prematuras ou falhas de montagem. Outra desvantagem da manutenção preventiva é o alto custo envolvido na revisão. Porém, como nada é tão importante como a vida e a manutenção preventiva se mostra aliada na segurança e diminuição de riscos, vale a pena colocar em prática.

Fonte: http://www.circulaseguro.pt/veiculos-e-tecnologia/manutencao-preventiva-facilita-manutencao-do-carro

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *