EN109

EN109 – Que soluções foram efectuadas para diminuir a sinistralidade rodoviária?

EN 109, que soluções foram efectuadas para minimizar a sinistralidade rodoviária?

EN109 é o número de uma via de transito no concelho da Figueira da Foz que foi bastante falado aquando de mais um acidenterodoviário com vitima mortal. Muita tinta escorreu, quase tanta como o sangue que naquela via se tem derramado ao longo dos anos.

Uma vez que nestas coisas há sempre muitos técnicos, uns mais do que outros e outros menos do que mais, logo surgiram as mais diversas opiniões, legitimas, diga-se a bom da verdade, para resolver-se, de uma vez por todas, se tal é possível, a elevada taxa desinistralidade da EN109, respectivamente na chamada “Descida de Brenha”.

 Soluções, por agora, capazes ou efeito retardatário?

Foi em Fevereiro de 2015 que mais uma vez veio à opinião pública local, na Figueira da Foz, o problema da EN109, nomeadamente o perigo que a via representa para o enorme fluxo de trânsito que se faz no local, a sua configuração e falta de segurança.

Sendo apelidada por muitos de “Estrada da morte da Figueira da Foz”, após muita controvérsia, e acusações de falta de intervenção, avançaram as entidades competentes para soluções cujo orçamento permitia uma intervenção imediata; colocação de sinalização de limite de velocidade, marcas rodoviárias visíveis, linha contínua onde antes era descontinua e… nada mais.

Se observarmos o último ano, nada de muito grave se passou na EN109, no local da “Descida de Brenha”, o que nos pode levar a, erradamente, concluir que aquelas soluções foram as adequadas. Erradamente por que na verdade não o são. É necessário não deixar cair no esquecimento as muitas mortes e feridos graves que na última década ali se deram e avançar para um projecto de requalificação do troço.

Só desta forma poderemos prevenir e evitar mais tarde vir a tentar remediar com a inclusão de algo mais do mesmo. A EN109, no troço da “Descida de Brenha” é um ponto negro não apenas no concelho, mas também no país.

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