Dia Mundial em Memória às Vítimas de trânsito

Campanha em memória as vítimas de trânsito (arte e idealização: Wagner Lima e Maxswell Veras)

TERCEIRO DOMINGO DE NOVEMBRO – DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA DAS PESSOAS VÍTIMAS DO TRÂNSITO

Em 2005, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que, todo terceiro domingo do mês de novembro fosse destinado aoDia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Nesta data são homenageadas não só as pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos e todos aqueles que sofrem a perda de entes queridos com tal tragédia.

No Brasil, as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito começaram em 2007 por iniciativa da sociedade que conseguiu mobilizar várias cidades brasileiras. Este ano, mais de uma dezena de cidades acompanharão o evento com uma variedade de cerimônias.

De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde em 2010, 40.610 pessoas foram vítimas fatais do trânsito, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas. Entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidentes com transporte terrestre cresceu 24%: passou de 32.753 para 40.610 mortes. Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido do Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%).

O objetivo da data é disseminar por meio das pessoas, entidades, órgãos governamentais e outras organizações a mobilização sobre ações que possam diminuir as fatalidades no trânsito.

Campanha em memória as vítimas de trânsito (arte e idealização: Wagner Lima e Maxswell Veras)

 

 

 

 

 

Como parte desta Campanha durante a Semana Nacional do Trânsito, o Portal do IBRADEC lança hoje uma ferramenta de apoio aos cidadãos para denunciar e reclamar por melhorias no trânsito de seu município.

Está disponível no hotsite do IBRADEC links para o Facebook e para o Twitter. Estas ferramentas permitem que qualquer cidadão possa enviar uma foto ou vídeo sobre a sua reclamação de trânsito. O objetivo da ação é entrar em contato com os órgãos responsáveis para, reivindicar por reformas, mudanças  ou melhorias.

Dessa forma o Portal do IBRADEC irá mobilizar a comunidade em busca de soluções viárias e contribuir efetivamente com mudanças que tragam mais segurança para as ruas brasileiras.

O IBRADEC realizou em 2011 a primeira ação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O ato aconteceu no aterro da Praia de Iracema.

Nós do IBRADEC abraçamos a causa do trânsito, para tanto continuaremos lutando contra este tipo de violência. O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito é oficialmente um dos projetos do Instituto Brasileiro de Defesa da Cidadania e como tal será realizado anualmente com o fim de lembrarmos que a violência no trânsito tem de acabar.

Campanha em memória as vítimas de trânsito (arte e idealização: Wagner Lima e Maxswell Veras)

FONTE

Fonte: http://www.ibradecbrasil.com.br/banner/18-de-novembro-dia-mundial-em-memoria-das-vitimas-de-transito/

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *