Motoristas de primeira viagem, atencão!

Saiba como encontrar o veículo certo para começar a dirigir.

Foram meses comparecendo a aulas teóricas e praticando no volante ao lado do instrutor. Depois, o nervosismo da prova e a espera pela carteira de habilitação. Para muitos, o próximo passo é começar a economizar, investir em um consórcio ou utilizar todas as economias para financiar o primeiro carro e colocar em prática tudo o que aprendeu. Como bom motorista de primeira viagem, nem sempre é fácil saber qual o veículo mais adequado para sua rotina e que vale mais a pena investir inicialmente.

O passo inicial é não ceder à atração e à primeira impressão. Por mais que a empolgação do momento possa te levar a tomar decisões impulsivas, é importante lembrar de pesquisar valores, se ater ao gasto planejado e examinar bem as opções antes de finalizar a compra. O seu primeiro carro deve ter vida longa com baixo custo de manutenção. Por isso, evite fechar qualquer negócio antes de conferir todas as possibilidades.

dunlop_primeiraviagem (Foto: Divulgação Dunlop)

Além da pesquisa, peça opinião a pessoas mais experientes atrás do volante. Se já tiver escolhido um carro, procure alguém que o possua e escute suas experiências, elas podem ser definitivas na escolha final. Da mesma forma, é muito importante fazer um test-drive do veículo. Utilizá-lo em seu caminho habitual, sentir como ele se comporta nas ruas, se é confortável, se é leve e fácil de conduzir…o importante é o motorista se sentir bem no veículo, e por isso deve testá-lo antes de comprar.

Quanto ao modelo, carros mais populares com motores menos potentes são indicados pelo menos no início, quando a prática ainda não chegou à perfeição. Normalmente são mais fáceis de dirigir, leves, compactos e bons para o treino – motores menos potentes, inclusive, facilitam isso. Também é importante considerar os custos extras que você terá com o veículo e que podem influenciar na compra. Dê preferência para carros com manutenção mais barata, peças facilmente encontradas, e que sejam conhecidos por ter menos desgaste.

Gastos com combustível – motores flex são mais recomendados por não estarem tão suscetíveis às variações do valor do petróleo – e com seguro – carros com menos chances de ser roubados costumam ter seguros mais baratos – devem ser considerados desde o início. A eficiência de combustível e a facilidade de revenda também são pontos importantes.

Com planejamento e atenção, o primeiro carro pode ser o carro dos sonhos. Pesquise, compare valores, conte com dicas de pessoas confiáveis, e não tenha medo de perguntar e testar o veículo. Ele pode ser seu primeiro grande investimento, então faça essa experiência ser a melhor possível.

fonte

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *