Pare de fugir da baliza

A vaga perfeita está entre dois carros? Você pode conseguir estacionar nela

parking_FINAL

Muita gente aprende baliza só para fazer a prova do DETRAN e tirar a carteira de motorista, e depois passa a evitar qualquer vaga que precise da manobra, preferindo dar mais voltas ou pagar um. E sem prática ou vontade, isso piora, pois a baliza requer tempo e paciência. Quanto mais a pessoa se afoba, mais difícil manobrar. Quanto mais difícil, mais desesperada a pessoa ficará.  Mas não se preocupe se você se identificou com essa situação. Separamos algumas dicas para você treinar e perder este receio.

Dois elementos essenciais na hora da baliza são a seta e o retrovisor. A seta é importante para sinalizar outros motoristas de que você está entrando na vaga, impedindo que alguém estacione no local antes, ou que fiquem muito impacientes atrás de você. Já o retrovisor é fundamental para verificar a proximidade do meio fio e dos carros que estão na frente e atrás do seu. Confie nele para uma parada mais tranquila.

dunlop_baliza (Foto: Divulgação Dunlop)

Para estacionar, vale usar o textinho decorado na autoescola. Primeiro, verifique se seu carro cabe no espaço disponível. Esse tipo de noção as pessoas adquirem com o tempo, percebendo o espaço que seu carro ocupa. Se você não tiver certeza, não tem problema. Procure uma vaga que te dê mais segurança e saiba que essa medição é questão de prática. Depois que encontrar a vaga adequada, é só seguir o passo a passo (no nosso exemplo, é para estacionar na direita. Para a esquerda, faça o procedimento contrário):

• Alinhe seu carro paralelamente com o carro que está à frente da vaga. Seu retrovisor deve ficar um pouco depois do dele.

• Engate a ré e vá para trás em linha reta. Assim que o retrovisor do carro ao lado ficar à frente do seu, vire a direção toda para a direita e continue dando ré.

• Quando o farol traseiro esquerdo do carro da frente estiver alinhado com seu retrovisor direito, desvire o volante e vire-o todo para a esquerda, seguindo com a ré.

• Fique de olho se o carro está na distância adequada do meio fio. Se não for o caso, você pode tentar alinhá-lo. Se estiver tudo certo, apenas vá para frente (ou para trás), a fim de endireitar as rodas.

Seguindo estes passos, a baliza fica mais fácil. Além disso, vale praticar em vagas espaçosas e com tempo. Se você já estiver seguro das suas manobras, e um carro à sua frente estiver fazendo baliza, tenha paciência. Você também já passou por isso. Em qualquer tipo de manobra automotiva, o motorista precisa, acima de tudo, ter segurança, então não se arrisque sem certeza. Procure mais dicas, encontre alguém que te acompanhe, e não desista. A baliza pode facilitar sua vida.

fonte

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *