10 dicas para economizar combustível no seu carro

Em algum momento, você já percebeu que seu carro estava consumindo mais combustível que o habitual? Ou já pensou que ele pode ser mais econômico do se imagina? O consumo de combustível está diretamente relacionado ao comportamento do motorista no trânsito e o cuidado que ele tem com o carro, passando pela escolha certa do combustível. Algumas práticas bem simples, pode resultar numa economia interessante no veículo. Abaixo, você confere algumas dicas para demorar mais tempo para abastecer.

1 – Pneus calibrados

Os pneus podem representar até 20% do consumo de combustível do carro. Por isso, eles devem estar sempre em bom estado e bem calibrados conforme indicação do fabricante no manual. Pneus murchos e mal calibrados aumentam a área de atrito na frenagem, forçando o motor e causando um gasto a mais de combustível.

2 – Velas

Se a função das velas é gerar energia na câmara de combustão, elas devem estar sempre em perfeito funcionamento. Caso as velas passem a apresentar algum problema, isso acarretará diretamente em um consumo maior de combustível. Logo, elas devem receber um cuidado especial e serem trocadas exatamente no tempo indicado pelo fabricante.

3 – Peso

Observe no manual o peso máximo recomendado pela montadora no manual do carro. Um carro mais pesado tende a forçar mais o motor para acelerar. Essa força, além de causar um gasto maior de combustível, pode causar uma pane e você ter que chamar um reboque.

4 – Troca de Marchas

As trocas de marchas devem obedecer à velocidade do carro, e as indicações constam no manual do fabricante. O uso de uma certa marcha na velocidade inadequada causa um consumo excessivo de combustível. Então, fique atento!

5 – Aceleração

Não há necessidade de uma arrancada brusca com o carro quando o sinal passa de vermelho para verde, por exemplo. Acelerar bruscamente requer uma força a mais do motor, e consequentemente mais combustão.

6 – Freio Motor

Sobre descer uma pista com o veículo desengrenado, além de ser multa consome mais combustível. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível. Evitar a banguela também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.

7 – Ar-condicionado

Sim, o ar-condicionado ligado economiza mais combustível que andar com os vidros abertos em uma velocidade elevada (acima dos 80 km/h). As janelas abertas influenciam na aerodinâmica do veículo e causa uma queima maior de combustível. Mas, se a temperatura estiver amena, a velocidade não for alta, aposte na abertura das janelas para economizar combustível também.

8 – Combustível de boa qualidade

Nada pior para um carro que um combustível de má qualidade ou adulterado. Preze pela qualidade do combustível e tenha um custo benefício efetivo.

9 – Filtros

Tal como as velas, os filtros também precisam ser trocados no tempo exato recomendado pelo fabricante. O motorista ainda precisa ficar atento, pois em caso de entupimento, mais combustível precisará ser gasto.

10 – Comportamento do motorista

Sem arrancadas e freadas bruscas, sem zigue-zague e cuidando de todos os itens acima, além de cuidar melhor do seu carro, você estará economizando mais o combustível.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *