Pensando em levar o cachorro na viagem? Veja algumas dicas

Sempre é bom pegar a estrada e ir curtir uma folga longe de casa. Com certeza, se você tem um cachorro, já pensou em leva-lo se a viagem for de carro. Mas, não basta arrumar as malas, pegar o cachorro e sair pela estrada. Viajar com o melhor amigo requer cuidados e preparação para que o passeio seja bem aproveitado tanto para os humanos quanto para os cães.

Então, separamos algumas dicas para os cachorros poderem viajar com tranquilidade e segurança:

Todos têm que curtir

A primeira dica é planejar tudo já pensando no conforto também dos animais. Os cachorros não têm a mesma facilidade de adaptação aos lugares que os humanos possuem e por isso, o espaço deles precisa ser pensado. Comece pelos locais a serem visitados, incluindo as paradas pela estrada. Todos precisam aceitar a permanência de cachorros ou serem abertos para que os cães possam ficar próximos aos donos.

Acostume o cachorro com o carro

Se o cão for viajar de carro e ainda não está acostumado, comece levando ele para passear em curtas distâncias, com os equipamentos que ele levará quando o passeio for para valer.

Identifique os animais

Coloque uma coleira de identificação com suas informações de contato, caso seu cachorro se perca durante a viagem. Cachorros são muito curiosos, principalmente em locais desconhecidos e uma distração pode ser um grande problema. Leve também a carteira de vacinação e um atestado de trânsito fornecido por um veterinário. Esses dois documentos são de porte obrigatórios.

Cuide da saúde do animal

Pergunte ao veterinário sobre possíveis calmantes e remédios que o cachorro pode vir a precisar durante a viagem. Tal como levamos sempre um kit de emergência, os cachorros também precisam. Pesquise também clínicas veterinárias no seu destino, para qualquer imprevisto.

Cuide da alimentação do cão

Não dê comida para eles perto do horário de sair. O ideal é que o intervalo seja de 2h porque eles podem enjoar com o balanço do carro ou precisaram fazer suas necessidades logo no início da viagem. Também não dê comida durante a viagem, nesse caso, a parada deverá ser mais longa, de 2h ou mais. O tempo para água é um pouco menor.

Planeje suas paradas

Viagem com cachorro requer paradas a mais, pois eles precisam esticar as patas e fazer suas necessidades. É aconselhável parar o carro de hora em hora, mas o tempo pode aumentar um pouco se eles já estiverem acostumados.

Faça os cães se sentirem em casa

Para que os animais não fiquem agitados, eles precisam se sentir em casa. Todo cachorro tem o seu pano de dormir preferido ou uma cama. Leve para a viagem e coloque já no banco do carro. Ele vai ficar ainda mais feliz se estiver na companhia se seus brinquedos favoritos.

Cuide do bem-estar

O cachorro precisa se sentir em casa, mas com segurança. Eles adoram andar no carro com a cabeça para fora tomando um ar, mas isso é extremamente perigoso. Existem dispositivos de segurança conectados ao cinto para cachorros que podem ser encontrados em um pet shop.

Aproveite o passeio com a família completa.

FacebookTwitterGoogle+WhatsAppCompartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *